quarta-feira, 25 de agosto de 2010

10 Dicas Para Pegar a Estrada Sem Medo e Com Prazer.


Ja que alguns posts atrás, falei sobre perder o medo de dirigir, espero já que vocês tenham o superado. Estar dentro de um carro não é nenhum bicho de sete cabeças, mas não queremos perder o medo de dirigir pra aprender a se deslocar até o trabalho, nós aprendemos a dirigir para sermos independentes, termos a liberdade de ir para onde a gente quiser. Agora e se pra chegar no destino desejado, a gente tenha que enfrentar carretas, estradas, curvas, carros, velocidades altas, etc? Terrível não é?
Muito pelo contrário, dirigir na estrada, além de relaxante é um maneira de nós sentirmos realmente livres para ir e vir, onde bem entendermos. Pois com o trânsito das cidades, a sensação é claustrofóbica.

Mas você tem medo? aí vão algumas dicas para encarar a rodovia com calma.
  1. Verifique os itens de segurança - Triângulo, pisca-alerta, luz de freio, lanternas e Farol (Luz Alta, Baixa e Meia-Luz);
  2. Verifique também o estado dos pneus, pois em caso de pista molhada, eles serão fundamentais (caso precise trocar, acessem www.maisqpneu.com.br, e escolham os melhores e mais baratos do mercado);
  3. Lembre-se sempre que a estrada não merece medo, apenas respeito. Então use cinto de segurança, obedeça a sinalização da pista;
  4. Dirija com prazer e não com pressa para chegar logo para a viagem acabar de vez;
  5. Se um carro quiser te ultrapassar seja gentil, mas não submisso. se precisar desacelerar um pouco para que ele consiga ultrapassar o faça. Mas saiba que foi ele que calculou errado.
  6. À partir do momento que ele saiu para a esquerda, ele deveria ter segurança para calcular o tempo correto de ultrapassagem, se você der uma freiada brusca para que dê tempo dele voltar, pode causar um acidente maior, também não arrisque sua vida e a vida de pedestre levando o carro para o acostamento para que os outros ultrapassem você.
  7. Ao entrar numa curva, reduza a velocidade antes de chegar nela, nunca coloque o carro na marcha neutra (em ponto morto, ou banguela) e Sempre deixar tracionado e evitando ao máximo freiar, principalmente em pista molhada. Lembre-se que serão exercidas duas forças concorrentes, a inércia vai "empurrar" o seu carro para fora da pista diminuindo a força da gravidade. Quanto maior a velocidade maior a inércia.
  8. quando você for fazer uma ultrapassagem não se preocupe, não é nenhum bicho de 7 cabeças. O seu carro já estará atrás de outro veículo, à seu favor você já tem a quebra da resistência do ar, imposta pelo veículo da frente, desta forma será mais fácil para você acelerar. Em pista dupla, preste bem a atenção na faixa da pista... se a faixa for contínua, nem pensar, se ela for serrilhada, pode contanto que não venha nenhum carro contra. Olhe o espelho retrovisor antes de sair para ultrapassar, sempre tem um apressado que vem lá de trás no embalo. Ligue o pisca para a esquerda e vá embora, se ver que não vai dar tempo, imediatamente ligue o pisca para direita, reduza e volte para a sua pista, nunca jogue o carro para o acostamento contrário, quem vem contra pode ter a mesma ideia.
  9. Ao passar pelos postos de pedágios, sempre tem uma casinha que você pode tomar um cafezinho, aproveite, é gratuitamente incluída na tarifa que vc pagou. E guarde o recibo do pedágio, se acontecer alguma coisa eles darão toda a assistência que precisar.
  10. Procure se informar antes, sobre onde parar para ir ao banheiro e comer, geralmente as boas lanchonetes de estrada, têm iguarias saborozíssimas.
Tenha uma boa viagem, não esqueça de tirar fotos, comprar souvenirs e comentar aqui como foi a aventura.

4 comentários:

  1. PERDI O MEDO DE DIRIGIR POR CAUSA DAS MINHAS FILHAS, QUE PRECISAM SE DESLOCAR ENTRE CIDADES (SP-SBC), E PEGO TANTO TRECHOS URBANOS COMO RODOVIAS.
    A GRANDE QUESTÃO É SABER O LIMITE DO CARRO E O SEU LIMITE, E RESPEITAR - O CHAMADO TRANSITO GENTIL FUNCIONA SIM!
    O RESTO É LIGAR O SOM E APROVEITAR A JORNADA.

    ResponderExcluir
  2. Fera parabéns pelo Post....
    Continue assim
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom....fiquei feliz por encontrar algo assim na net. o meu incentivo é continue postando.é de grande ajuda

    ResponderExcluir
  4. /////////////////helena27 de fevereiro de 2012 às 13:31

    Bom ja dirijo a um bom tempo recentemente troquei minha carteira pra D,mas tenho um certo receio de pegar estrada,agora to necessitada de faze-lo por conto do meu trabalho acabei de ler tudo acima foi uma injeção de animo.
    Depois vou contar pra vcs como foi colocar tudo em prática um abraço

    ResponderExcluir