quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Seu Carro é Flex? Alcool ou Gasolina?

Atualmente a grande maioria dos carros que saem das lojas são bicombustíveis, ou seja, podem rodar com Álcool (agora chamado de Etanol) ou Gasolina.
Enquanto o primeiro é derivado da Cana-de-açúcar, ou seja é um produto renovável, a Gasolina é derivada do petróleo, e sua produção passa por um processo industrial mais complexo, logo custa mais caro.
Mas para entrar no mérito de valores de combustível vamos primeiro entender o por que da diferença no consumo, ou seja, por que nosso carro faz menos quilômetros com um litro de álcool do que faria com um litro de Gasolina?
A resposta é simples, a combustão do Álcool é mais rápida e intensa, enquanto a da Gasolina é mais lenta e contínua. De uma maneira muito básica, se a gente colocar um copo com álcool e um copo com gasolina e colocar fogo nos dois simultaneamente, o álcool vai gerar uma labareda maior do que a da Gasolina, no entanto, o combustível derivado do petróleo vai demorar mais tempo para se esgotar. É por isso que, quando abastecemos o nosso carro com Álcool, ele parece ter um torque maior, no entanto roda em média 30% a menos do que se ele estivesse abastecido com gasolina.
Então, para a gente saber qual é a opção mais econômica temos que prestar a atenção nos valores dos combustíveis. Se o o valor do álcool estiver até 70% mais em conta do que o valor da gasolina, a opção mais econômica é Álcool, caso contrário, Gasolina.

Fazendo uma conta rápida, é só dividir o valor do litro do Álcool pelo valor do litro da Gasolina, se a conta for menor do que 0,7 o álcool prevalece.

Por exemplo, atualmente aqui em Curitiba, o valor do álcool é R$ 1,49 em média, enquanto o valor médio da Gasolina é de R$ 2,49.

1,49 / 2,49 = 0,6 (logo, em Curitiba ainda compensa mais abastecer o carro à Álcool)


Nenhum comentário:

Postar um comentário