terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Pneu Furou, e agora?

Embora os preços das seguradoras sejam caros demais para que a gente abra mão de alguns serviços, pode chegar o dia em que trocar o pneu com as suas próprias mãos não seja uma opção. O seu celular pode falhar sair de área, etc. Além disso, as Leis de Murphy ensinam que, a probabilidade de passar uma alma solidária e cavalheira quando a gente precisa cai vertiginosamente.
Então mulheres e homens que nunca passaram por esse transtorno segue um passo a passo, de como trocar o pneu de maneira rápida e prática. Vocês vão verificar que os carros são projetados para o “jeito” e não para a “força”.

Entretanto, para evitar esse transtorno, é necessário tomar algumas precauções. Antes de sair de casa, verifique (pode até ser, com “chutinhos”) a pressão dos pneus, o Local do Step (vou falar sobre isso em um dos passos), chaves de roda, macaco hidráulico ou mecânico, triângulo de sinalização, a carga de seu celular e o número do seguro (caso você tenha).

Então vamos lá, a direção está tremendo e o carro está “dançando” na pista, pois é seu pneu furou, o que fazer?

1 – Sinalize o local com o Triângulo de segurança.
2 – Em alguns carros (principalmente os da Ford) para otimizar o espaço interno, o step fica preso abaixo do carro, e para soltá-lo, é necessário “rosquear” um parafuso que fica dentro do porta-malas até que o pneu seja liberado (logo embaixo do pára-choque). – Dica: se você é mulher, não queira guardar o pneu furado no lugar do step, mantenha-o no porta-malas, pois a praticidade, neste quesito, não é algo com que as montadoras se preocupam, deixe que o seu borracheiro o faça, após consertar o pneu.
3 – Pegue o Macaco e a chave de roda. A maioria dos carros determina o local onde colocar o Macaco indicando com setas, no entanto, caso não o tenha, verifique um ponto em que o macaco não amasse o assoalho do veículo ao levantá-lo.
4 – Encaixe o Macaco e comece a suspender o veículo, apenas até firmar o macaco no solo. Agora, solte os parafusos das rodas, mas sem retirá-los completamente (se eles estiverem muito apertados, encaixe a chave de roda no parafuso, suba na chave e use o peso do seu corpo para soltá-los).
5 – Uma vez com os parafusos soltos, termine de suspender o veículo até que ele perca completamente o contato com o solo, retire os parafusos e efetue a troca do pneu vazio para o cheio.
6 – Coloque, com as mãos, os parafusos em suas posições, e com a chave de roda aperte-os. Dica: Não aperte os parafusos em seqüencia, ou em círculo, aperte os parafusos em forma de “X” ou seja, se a roda tiver quatro parafusos, aperte na seguinte seqüência: o de cima, o de baixo, o da esquerda e o da direita, assim a roda ficará alinhada com mais facilidade.
7 – Abaixe um pouco mais o veículo, fazendo com que encoste bem o pneu no chão, e aperte um pouco mais os parafusos, desta vez, subindo na chave de roda e usando o peso do corpo para apertar bem os parafusos.
8 – Recolha os itens de segurança, coloque o pneu estragado em um lugar prático para que o conserte na primeira borracharia que encontrar.
9 – Após arrumar o pneu furado, coloque-o novamente no veículo, pois ele já está tão gasto quanto os outros pneus, diminuindo a possibilidade de prejudicar o balanceamento do seu carro.
Pneu furado também pode ser desgaste, caso precise trocá-los, a MaisQPneu é a opção mais econômica. Acesse: www.maisqpneu.com.br

Não acreditou no post, veja só este Vídeo, até uma criança é capaz de trocar:



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