Muita gente não faz idéia do desgaste que a calibragem errada do pneu pode causar. Atualmente a quantidade de ar dentro dos pneus é determinada pela montadora do veículo após exaustivos testes de Homologação.
Uma calibragem errada, além de colocar todos os cálculos feitos pelos engenheiros das montadoras no lixo, pode também causar danos consideráveis, principalmente no principal componente para o funcionamento do veículo, o seu bolso.
Quando está com pouca pressão (baixo índice de ar dentro deles), o pneu terá um contato irregular com o solo, causando um desgaste maior da borracha, danos na estrutura e, por prejudicar o atrito com o solo, aumentam o consumo de combustível.
Mas, diferente do que muita gente pensa, não é só pneu vazio que é prejudicial ao veículo, o excesso de pressão também pode aumentar o desgaste. Ambos alteram a área de contato com o solo, enquanto a falta de pressão aumenta o desgaste nas laterais da banda de rodagem, o excesso aumenta o desgaste no centro da banda, diminuindo também a vida útil do pneu. Outro ponto, é que muita pressão nos pneus, aumenta elasticidade da borracha, logo, deixa o pneu mais suscetível à cortes e danos na estrutura. Além disso, diminui a área de atrito com o solo, aumentando o risco de derrapagens.
À propósito, em ambos os casos, a dirigibilidade é sensivelmente prejudicada.
Consulte o Manual de proprietário de seu veículo, ou consulte o atendimento da MAISQPNEU para saber a calibragem ideal.
A qualidade do pneu também conta muito no desgaste, os produtos da MAISQPNEU são todos testados e certificados pelo INMETRO e estão com os melhores preços do mercado. Acesse: www.maisqpneu.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário