sexta-feira, 23 de julho de 2010

Economia de Combustível: Mitos e Verdade

     Aproveitando o ensejo da última postagem, selecionamos alguns mitos e verdades sobre a economia de combustível:
     Congestionamentos aumentam consumo de combustível?
     Verdade: Embora a distância seja a mesma ou até menor, utilizar sempre o mesmo caminho engarrafado aumenta o consumo de combustível, pois andando e parado o motor super aquece, sendo necessário que outros mecanismos do carro entrem em funcionamento para manter refrigerado. Além disso, o consumo do carro em marchas lentas - primeira e segunda marcha - é muito maior. Estude caminhos alternativos, você pode se surpreender com o tempo poupado.   

     Aumentar a pressão dos pneus além do recomendado pelo fabricante diminui o consumo?
     Mito: (e verdade em partes) é verdade que o consumo de combustível diminui, no entanto, é quase imperceptível, o que é perceptível é o aumento do desgaste do pneu, conforme disse na postagem anterior, com a área de contato com o solo alterada, a possibilidade de cortes e danos na borracha é muito grande. Então se o nosso foco é a economia, aumentar a pressão dos pneus é uma tremenda "furada".
 
     Fazer pequenos trajetos aumenta o consumo de combustível?
      Verdade: A cada vez que damos a partida no veículo, é necessária uma quantidade maior de injeção de combustível, além do que é sempre mais saudável, quando possível, fazer uma caminhada.

      A Limpeza dos bicos aumenta a quantidade injetada de combustível?
      Mito: pelo contrário, com os bicos injetores sujos ou limpos o motor exige a mesma quantidade de combustível do veículo para manter o funcionamento, mantendo o carro regulado sempre melhora o desempenho do motor, e evita dores de cabeça.

      Andar com o carro carregado aumenta o consumo?
     Verdade: Quanto maior o esforço necessário para tracionar o veículo, ou seja, quanto maior é a força para ele rodar, maior é o consumo. À propósito, janelas abertas, mesmo em carros com ar condicionado (em viagens) também consomem mais combustível pelo mesmo motivo.

       Misturar Álcool com a Gasolina diminui o consumo?
      Mito: Misturas de combustível tendem a trazer mais desvantagens do que vantagens, se o motos melhorar o funcionamento com a mistura é sinal de que tem algo errado com o seu motor. Nos carros Flex, existe um chip identificador que irá adaptar o funcionamento do motor ao combustível (não confiem nos chips que não vierem de fábrica). Os motores são fabricados para suportar certa capacidade de impacto dos pistões nos cabeçotes, como a explosão do álcool é maior do que da gasolina, o motor tem que adaptar essas explosões para não danificar. No caso das misturas, ele não é capaz de fazer esta adaptação.

      Menor Rotação, ou "pular marcha" economiza combustível?
       Verdade: Quando mantemos a rotação do motor baixa, existe sim uma economia significativa de combustível, quando aceleramos à uma velocidade média de 20 a 30 km/h é possível passar da primeira para a terceira marcha sem precisar desenvolver muito o motor, e o mesmo da terceira para a quinta. (Mas preste bem a atenção para não prejudicar o tráfego da rodovia existe momentos que precisamos desenvolver o motor para não criar o efeito "sanfona" e prejudicar um congestionamento).

      Andar na "Banguela" (com a marcha desengatada) economiza combustível?
       Mito: Ao contrário do que muita gente pensa, os carros com injeção eletrônica em "ponto morto" (com a marcha desengatada) tendem a injetar muito mais combustível do que uma rotação para uma quinta marcha. Além de ser proibido por lei, pois em caso de um acidente a frenagem é muito mais difícil.
http://www.maisqpneu.com.brSeguindo todas essas dicas, e cuidado da manutenção de seu veículo, é possível diminuir até 30% do consumo de seu veículo. Faça o teste.



Acesse www.maisqpneu.com.br e compre pneus de qualidade e com o menor preço do mercado, confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário