Em dias de chuva, aliás muito comuns nos últimos dias, nós cansamos de ver colisões traseiras, carros no canteiro por não terem "vencido" a curva e inúmeros outros acidentes causados pela Famosa Aquaplanagem.
Este Fenômeno, acontece quando o pneu perde contato com o solo devido à uma camada de água. A Aquaplanagem, em dias de chuva, acontece à todo momento (podemos notar pelas trepidações momentâneas que sentimos na direção), o problema mesmo é quando o contato com o solo é perdido por um longo trecho, ou em uma curva.
Tanto em chuvas fortes, como em chuvas menos intensas e contínuas, é necessário redobrar a atenção e estar preparado para agir a qualquer momento. Segue umas dicas de como proceder.
Preparando o veículo:Este Fenômeno, acontece quando o pneu perde contato com o solo devido à uma camada de água. A Aquaplanagem, em dias de chuva, acontece à todo momento (podemos notar pelas trepidações momentâneas que sentimos na direção), o problema mesmo é quando o contato com o solo é perdido por um longo trecho, ou em uma curva.
Tanto em chuvas fortes, como em chuvas menos intensas e contínuas, é necessário redobrar a atenção e estar preparado para agir a qualquer momento. Segue umas dicas de como proceder.
- Verifique sempre o estado de seus pneus: os sulcos contidos nele não são apenas para o design mais bonito, são desenvolvidos para escoar a água de uma forma eficiente (os pneus com ranhuras em "V" como a figura, têm um escoamento mais eficaz).
- Verifique a Pressão dos pneus: Sempre que passar em um posto de combustível procure calibrar os pneus, conforme o recomendado pelo fabricante do veículo (ou dos pneus), Tanto muito cheios como muito vazios, a área de contato com o solo é alterada e o risco de acidentes é maior.
- Verifique os itens de freios: Verifique todos os itens para otimizar a frenagem do veículo, principalmente para os carros que não possuem ABS (sistema anti-travamento das rodas), pois se a roda travar com facilidade a frenagem será prejudicada, então sempre verifique, fluído, lona e pastilhas de freio. ( IMPORTANTE: ao trocar estes itens, não esqueça de solicitar ao prestador de serviço que faça a "sangria" dos freios, pois recém trocados, eles demoram um pouco para funcionar corretamente).
- Verifique a sua Suspensão: A suspensão do veículo também é um item importante na frenagem, pois garantem um contato uniforme das 4 rodas com o solo, auxiliam a distribuição do peso do veículo, e ajudam a manter o ponto de gravidade estável auxiliando na prevenção contra capotamentos.
Em dias de chuva, ao ver que o seu carro perdeu o contato com o solo, ou que ele está deslizando, é necessário pensar rápido e ter, na "ponta dos pés e das mãos" o procedimento correto para evitar um acidente.
- Nunca Freie! A primeira ação que o nosso instinto manda fazer é meter o pé no freio. Se fizer isso, as rodas irão travar e a água não será escoada pelos sulcos do pneu para que ele retome o contato com o solo, aumentando ainda mais o risco de colisão.
- Também não acelere, pois na hora que o pneu sair da aquaplangem você não poderá controlar a posição que ele está em relação aos outros carros, quando ele retomar o contato com o solo, irá na direção em que estiver apontando.
- Não vire o volante, pelo mesmo motivo anterior, sem atrito com o solo, você não pode controlar para onde o carro irá apontar, mas fique atento para retomar o controle da direção quando ele sair da água, serão necessários reflexos muito rápidos.
- Nunca pise na embreagem, com o carro desengatado, teremos ainda menos controle do veículo, e a falta de tração, dificulta a retomada de contato com o solo.
- Nada de manobras desesperadas, embora pareça impossível, é necessário manter a calma para que não façamos nenhuma besteira, como puxar o freio de mão, reduzir marcha, etc. É como se bater desesperadamente para não se afogar, você vai acabar bebendo mais água, no caso do carro você vai perder ainda mais o controle sobre o veículo.
O Procedimento correto para sair da aquaplanagem é o mais simples possível, segure firmemente a direção, apenas tire os pés do acelerador (sem desengatar a marcha) e assim que você constatar que o carro retomou o contato com o solo, com cuidado para as rodas não travarem, reduza a velocidade.
Lembrando que quando menor for a sua velocidade, menor é o risco de acontecer a aquaplanagem.
Volto a dizer que a qualidade dos pneus influencia muito, então acesse www.maisqpneu.com.br e invista em sua segurança com pneus de qualidade e com o melhor preço.
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Ótimo Post... Está de parabéns...
ResponderExcluirConcordo completamente com o que foi dito...
Já passei por aquaplanagem 2 vezes. Pois durante 5 anos fazia o percurso de 400 km por final de semana (Goiânia - Goianéisa e o contrário)...
As duas vezes fui salvo pelo freio de mão na hora certa (NÃO RECOMENDO DE MANEIRA ALGUMA)... O carro rodou por várias vezes e eu continuei na pista graças a DEUS primeira mente... Os pneus era novos... E também pq meus tempos de motorista rebelde ajudou a manter a calma no momento...
Assim como uma pessoa que só é acostumada a andar dentro da cidade 'PODE não' estar preparado para rodar em uma rodovia... Uma pessoa que já era acostumado a rodar carros em km de arrancada fica mais calma na hora do problema...
Mas o melhor mesmo é o pé de leve no acelerador...
Água ou oleo na pista é muito complicado...
Abraço a todos...
Obs.: Motorista enfrenta sozinho ganque de baderneiros e sai como herói!!
Confira o video:
http://www.youtube.com/watch?v=DcUyCAiIgxQ