Quando pensamos em Pneus as grandes marcas já vêm em nossa cabeça, e a tendência é acreditarmos que são as marcas mais conhecidas que têm mais qualidade. Entretanto existem muito mais atributos na compra do Pneu do que necessariamente a marca. É necessário prestar a atenção em uma série de atributos e padrões qualidade internacionais que devem estar presente em todo pneu fabricado no mundo todo.
Pois foi observado que os grandes fabricantes de pneus se preocupavam mais em investir em propaganda, do que em investir na próprio produto. Com isso os órgão internacionais, padronizaram requisitos mínimos de segurança e durabilidade e para que o consumidor saiba o que está comprando e que o seu pneu não vai desgastar em pouco tempo.
O Pneu não é só um amontoado de borracha, é um produto de altíssima tecnologia e constante evolução.
Na lateral dos pneus é necessário observar uma série de atributos que vão fazer o cliente entender o que está comprando.
1 - em média num pneus é usada apenas 38% de borracha, o restante do material são produtos derivados de petróleo, Malhas de Polyester para dar sustentabilidade e flexibilidade no pneu, e Malhas de aço para dar forma e proteção da banda de rodagem. São chamadas as "Lonas" dos pneus.
2 - Ponto Amarelo e Ponto Vermelho - Presente em alguns pneus servem para mostrar qual é o ponto com mais ou com menos borracha, que auxilia na hora da montagem e ajuda a dar balanceamento do pneu. O ponto Amarelo é onde tem mais leve, serve para auxiliar o montador a saber onde é colocado o Bico. E o Ponto vermelho é o ponto mais pesado do pneu, serve para dizer onde é o ponto com mais borracha.
3 - Radial ou com Camera? Atualmente os pneus radias são os mais fabricados e vendidos, por ter maior lateralização. Ou seja, sua borracha comprime em pequenos obstáculos e em curvas, dando maior estabilidade ao carro. Já os pneus com câmera, não são de todo ruins, eles permitem a recauchutagem, por isso duram mais.
4 - Não compre o Pneu por causa do desenho bonito. Verifique se ele se adapta a usabilidade do carro. Pergunte a montador sobre o escoamento da água e a aderência ao solo. Sempre baseando-se nos índices de velocidade e carga indicados no manual do seu veículo.
5 - Preste a atenção no material usado na carcaça. (item 9 da figura) é lá que diz qual material está sendo usado no seu pneu.
6 - Se você estiver trocando seu pneu por um Hi-Performance, recomenda-se colocar 4 a 5 libras a mais na hora da calibragem.
7 - Alguns pneus, principalmente os Hi-performance, durante a rodagem fazem mais barulho e são mais duros nos impactos, não se preocupe, você não foi enganado. Quanto maior a área de contato com o solo mais barulho o pneu faz, ao contrário do que muita gente pensa, não é sinônimo de baixa qualidade. E a direção fica mais seca, por que os Hi-Performance, têm o perfil mais baixo, logo o pneu não deforma juntamente com os obstáculos, o que da a sensação de uma direção mais "seca". (sobre a emissão de sons, alguns pneus, dentro dos sulcos, têm algumas ranhuras, isso diminui o barulho que o pneu faz).
8 - Preste muito a atenção no período de fabricação do Pneu (item 8 da figura). São 4 dígitos, onde os dois primeiros corresponde à semana, e os dois segundos ao ano. Por exemplo se no seu pneu está escrito 2209, quer dizer que ele foi fabricado na 22ª semana, do ano de 2009. É essa data que a garantia dos pneus vai estar baseada. Pois a borracha também tem um índice de perecibilidade, ou seja, quanto mais velha, mais ela vai ressecar, logo o pneu dura menos, o carro consome mais combustível, etc.
9 - Lembre-se que quando você altera os pneus do seu carro para um raio maior, você vai alterar diversos fatores do seu veículo, como capacidade de torque, consumo de energia e combustível, inércia promovida pela área e contato do pneu com o solo, por isso preocupe-se com que o seu prestador de serviço esteja bem informado sobre essas mudanças para que você não saia lesado.
10 - O MAIS IMPORTANTE, por isso deixei por último, o UTQG, ou UTQGS - Significa "Unique Tire Qualitiy Grading System" - São os padrões internacionais de qualidade, criada pela Agencia nacional de segurança de tráfego em estradas, nos Estados Unidos que compara características de durabilidade, Tração e Temperatura. Ou seja, é baseado nessas características que você poderá observar se está fazendo uma boa compra ou está comprando o "barato" que acaba saindo caro:
- T.W.I - Trade Wear Indicator, ou somente Trade Wear (item 6 na imagem) - é o Indicador de Desgaste do Pneu, este índice tem como o mínimo aceitável para um pneu o valor de 100. E vai aumentando de vinte em vinte, de acordo com o aumento da durabilidade do pneu. Para ter uma idéia, o Trade Wear de um Pneu Ceat Spyder da Pirelli, 175/65 R14 é de 180 enquanto um Pneu 175/65 R14 MAP1 da Maxxis tem o Trade Wear de 440. Ou seja o segundo pneu dura 244% mais que um Pirelli.
- Traction - é o índice de tração e frenagem, medido em circunstâncias críticas, ou seja, são feitos testes com os pneus em curvas, pistas molhadas, etc. O indicador neste caso é A, B ou C. Sendo que o "C" é o Mínimo aceitável. No caso dos mesmos pneus citados acima, O Maxxis tem padrão AA (maior índice de qualidade) enquanto o Pirelli é A.
- Temperature - Os indicadores, também são A, B e C. Sendo, também que "C" é o mínimo aceitável. ainda usando a medida acima, o Pneu Pirelli te o índice "B" e o Maxxis tem o índice "A".
Para ter uma idéia da economia, em média o Pirelli Custa R$ 290,00 e o Maxxis Custa na MaisQPneu R$ 189,90. Ja da pra ter uma pequena base da diferença e de como o consumidor é lesado quando só leva a marca do pneu em conta.
Então, a partir de agora, já sabe. Antes de comprar, não leve em conta só a marca e o preço. Mas no caso do Pneu, qualidade também significa economia.
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Se Maxxis fosse tão melhor assim, teria que custar uns R$ 500,00 um pneu... mesmo assim custa mais barato... fui de pirelli p6000 mesmo!!
ResponderExcluirNa realidade, Sandro, não é o Maxxis que deveria custar mais, é o Pirelli que deveria custar menos. Entretanto você fez uma boa compra, o P600 é um bom pneu (para 50 mil KM), tem o mesmo Trade Wear (420). Depois de comparar, alguns internaltas me falaram que o CEAT é um modelo inferior que custa o mesmo que os mais caros, ou seja, gato por lebre...
ResponderExcluirEntretanto em todo pneu tem essas marcações, o ideal e minha intenção, é que o consumidor sempre verifique antes de comprar, espero que você tenha feito isso, mas se não fez pode ficar tranquilo, embora tenha pago um valor superior comprou um bom produto.
O maxxis roda quantos quilometros aproximadamente 175 65 aro 14
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