Quase todo mundo já viu que um pneu de moto difere muito de um carro, mas as diferenças não são apenas visuais, a fabricação do pneu também é composta de forma diferente que os carros, enquanto os carros precisam de uma grande área de contato com o solo, as motos precisam de uma estrutura que auxilie nas curvas, pois para melhor desempenho é necessário "deitar" para ter sucesso nas conversões, ou seja, o condutor de uma moto exerce forças laterais nas curvas.
TIPO DE CONSTRUÇÃO
As diferenças começam na construção: enquanto os carros têm os pneus Convencionais, os diagonais e os Radiais, as Motos têm os pneus inclinados, representados pelo símbolo (-); os pneus com cintos inclinados, representados pelo símbolo (B); e os pneus Radiais representados pelo símbolo (R). Estas construções vão determinar a capacidade que o pneu vai ter de receber forças laterais. Não condizem necessariamente com a qualidade do pneu, mas sim com o tipo de moto que está sendo usada, e vão influenciar diretamente no desempenho. Para saber qual é o pneu certo para a sua moto, você deve verificar o manual de fabricação.
A Superfície do pneu, ou seja, a parte que toca o solo, também necessita de um composto de borracha que dê mais aderência, e combinada com o tipo do pneu, aumente o desempenho do mesmo nas curvas.
No aspecto do composto da borracha o condutor deve ter um conhecimento técnico muito grande em relação à moto, além de ser fundamental levar em conta a utilização da moto. Ou seja, se o motociclista preza pelo controle da moto nas curvas, o composto da borracha deve ser mais mole, pois a aderência nas curvas será maior, entretanto a durabilidade do pneu vai diminuir. Já um pneu mais duro, vai aumentar a quilometragem, entretanto o controle da moto nas curvas diminuirá.
Nos próximos Posts, vou explicar mais sobre o que significam aquele monte de número e nomes na Lateral do pneu.
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